Audiência pública debaterá criação do Dia Nacional do Associativismo
Proposta articulada pela CACB será debatida no dia 27 de maio, na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados realiza, no próximo dia 27 de maio, às 9h30, uma audiência pública para discutir a criação oficial do Dia Nacional do Associativismo, por meio de Projeto de Lei. A iniciativa é uma articulação da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), entidade nacional que representa o sistema associativista empresarial em todas as regiões do país.
A proposta sugere o dia 15 de julho como marco oficial do associativismo brasileiro, em referência à fundação da Associação Comercial da Bahia, em 1811 — a primeira entidade a integrar o sistema CACB. A data simboliza a importância histórica e institucional do movimento associativista como agente de desenvolvimento econômico, geração de oportunidades e fortalecimento do ambiente empresarial.
A audiência será realizada na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, em Brasília, e atende a uma demanda apresentada por entidades estaduais do sistema, entre elas a Federaminas (Minas Gerais) e a Faciap, por meio da Caciopar (Paraná).
“A criação do Dia Nacional do Associativismo representa um reconhecimento à força das associações comerciais e ao seu papel estratégico para o Brasil. Essa é uma conquista coletiva, que reforça o propósito do sistema e amplia a visibilidade do nosso movimento em nível nacional”, destaca Valmir Rodrigues da Silva, presidente da Federaminas.
A proposta também valoriza a trajetória da CACB como o sistema empresarial mais antigo da América Latina, com atuação destacada em mais de 2 mil municípios brasileiros, representando os setores do comércio, serviços, indústria e agro. A entidade também tem reconhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF) como legitimada a propor ações de controle concentrado.
Federaminas reforça importância da Campanha do Associativismo
A audiência pública acontece em um momento oportuno, alinhada à Campanha do Associativismo, lançada pela Federaminas, que convida todas as Associações Comerciais de Minas Gerais a realizarem a Semana do Associativismo, no período de 15 de maio a 15 de julho.
A iniciativa busca fortalecer o papel das entidades empresariais locais, estimular o engajamento de lideranças e valorizar a atuação conjunta em favor de um ambiente de negócios mais dinâmico, justo e participativo.
As Associações interessadas em participar podem ar o site oficial da campanha: www.associativismo.com.br